Bifinhos de Porco à São Martinho

Ingredientes

500 g de bifes de porco
250 g de salsichas frescas
1,5 dl de vinho branco
1 c. (sopa) bem cheia de caril em pó
1 dente de alho
1 folha de louro
50 g de banha
350 g de arroz
500 g de castanhas
2 maçãs, de preferência reinetas
50 g de margarina
1 limão
100 g de pickles
Salsa q.b.
Óleo q.b.
Sal q.b.

Modo de preparação

Corte os bifes em tiras pequenas, com a largura de mais ou menos 1 cm. Tempere-os com metade do vinho branco, metade do caril, sal, 1 folha de louro e o dente de alho esmagado. Deixe-o neste tempero, pelo menos 1 hora.

Coza o arroz em bastante água a ferver, durante 15 minutos. Escorra-o e lave-o sob água fria corrente, para lhe tirar a goma. Deixe o arroz escorrer muito bem, durante cerca de 1 hora, para ficar bem enxuto.

Dê um golpe superficial na casca das castanhas, de modo a cortar-lhes a pele, e frite-as em óleo quente. Depois escorra-as e tire-lhes as peles, porque saem com facilidade.

Numa frigideira ou tacho, deite a margarina, deixe aquecer bem, e junte-lhe o arroz bem enxuto. Tempere com sal e mexa muito bem com um garfo, até ester bem quente. Espalhe-o depois num pirex e alise-o.

Numa frigideira aqueça bem a banha e frite nela a carne de porco bem espremida, e deixe fritar bem, mas sem queimar.

Retire a carne e espalhe-a por cima do arroz. Na mesma gordura onde fritou a carne, frite as salsichas cortadas ao meio ou em 3 partes. Escorra-as e espalhe-as também sobre o arroz.

Na gordura, onde fritou a carne e as salsichas, adicione o pó de caril e mexa bem com um garfo, sobre o lume, durante alguns segundos. Depois, junte a marinada da carne e o vinho que restou, e deixe ferver 1 minuto. Com este molho regue o arroz e a carne que se encontram no pirex. Leve ao forno para conservar quente e secar um pouco.

Descasque as maçãs, corte-as em gomos, frite-as em óleo quente, como quem frita batatas, mas sem as deixer alourar, depois escorra-as.

Espalhe as castanhas e os gomos de maçã frita, pelo meio da carne, no pirex, e conserve no forno, ou quente, até o momento de servir.

Decore, a seu gosto, com pickles, gomos de limão e raminhos de salsa.